sexta-feira, 8 de maio de 2009

MIT - Center for Collective Intelligence

Olá boa noite!

O ciber-espaço nos ajuda a economizar muito tempo , e com apenas um clique encontramos websites interessantíssimos, desenvolvidos em diversas partes do mundo! Conseguimos nos "locomover" sem sair do aconchego de nossas casas.

Estive pesquisando alguns websites que discutem sobre a Inteligência Coletiva no ciberespaço, e para a minha surpresa, o MIT (Massachusetts Institute of Technology), universidade de ponta que está entre as 10 melhores do mundo, desenvolveu um website denominado Center for Collective Intelligence ("Centro para Inteligência Coletiva", em português).

"Enquanto as pessoas têm falado sobre a inteligência coletiva durante décadas, novas tecnologias de comunicação — em especial a Internet—possibilitaram que números imensos de pessoas em todo o planeta trabalhem juntas, em novas maneiras. O recente sucesso de sistemas como o Google e a Wikipedia sugerem que o tempo hoje é mais adaptado para tais sistemas, e o objetivo do MIT Center for Collective Intelligence é entender como tirar proveito dessas possibilidades" (breve introdução do website na página principal).

A proposta desse website é pesquisar sobre como as novas tecnologias da comunicação estão mudando a forma como as pessoas trabalham em conjunto. A equipe responsável reúne o corpo docente do MIT para conduzir essas pesquisas.


O website disponibiliza os projetos que estão sendo pesquisados, publicações e novidades e eventos sobre a Inteligência Coletiva. Ele também possibilita que você receba por email as atualizações periódicas, novas publicações e eventos do MIT - Center for Collective Intelligence.

O único porém é que o website está disponível somente na língua inglesa.

Para aqueles que tiverem interesse, seguem os links:
Website: http://cci.mit.edu/index.html
Projetos: http://cci.mit.edu/research/index.html
Subscribe para receber atualizações: http://mailman.mit.edu/mailman/listinfo/cci-news

Até mais!
Lídia

Continue lendo >>

Quais são os verdadeiros benefícios das Árvores do Conhecimento?


Em algum momento, todos nós já nos perguntamos qual a verdadeira finalidade de tais árvores do conhecimento. Pois bem, as principais delas estão listadas abaixo.
Se você tiver interesse,


- O compartilhamento de dados, em uma organização dinâmica;
- A contribuição no combate à exclusão e ao desemprego. (Já que reconhecem as habilidades daqueles que não têm um diploma);
- Proporcionam o funcionamento de uma pedagogia cooperativa, não compartimentada e personalizada;
- Promovem a evolução rápida de competências, favorecendo o desenvolvimento pessoal contínuo;
- Permitem a expressão da diversidade de competências; (Visto que não restringe os indivíduos a uma profissão ou categoria).

Continue lendo >>

Tipos de Árvores do Conhecimento


Boa noite leitores.
Eu encontrei uma descrição muito interessante dos diversos tipos de árvores do conhecimento.
As Árvores do Conhecimento contêm informações validadas sobre todas as etapas da cadeia produtiva dos produtos (cultivo e criação) e sobre os temas diversos, ou seja, é como se fosse uma planta de uma construção, onde tudo é especificado e trabalhado.


Nos primeiros níveis da hierarquia, estão os conhecimentos mais genéricos e, nos níveis mais profundos, os mais específicos.

Existem diferentes tipos de Árvore do conhecimento, dependendo da natureza do conteúdo. As Unidades da Embrapa já desenvolveram ou estão desenvolvendo Árvores do conhecimento que tratam de cadeias produtivas agropecuárias, de cadeias produtivas florestais, de temas agroecológicos e de temas básicos.

A Árvore do Conhecimento relativa a cadeias produtivas agropecuárias, por exemplo, é composta por um tronco (nó raíz) e três ramos principais. O tronco representa o produto ou tema (banana, feijão, milho etc.) e os três ramos representam as etapas da cadeia produtiva:

  • Pré-produção

  • Produção

  • Pós-produção

Os ramos principais da árvore são chamados de nós básicos, e os ramos de cada nó são chamados de subnós.


Fonte: www.agencia.cnptia.embrapa.br


Continue lendo >>