terça-feira, 24 de março de 2009

Coluna da Katia


Olá queridos leitores, hoje eu iniciarei a minha coluna sobre as Árvores do Conhecimento relacionadas ao nosso dia-a-dia. Essa coluna será escrita às terças, quintas e sábados. Espero que vocês gostem.


Com o avanço tecnológico, a circulação e formas do conhecimento tornaram-se acessíveis para, praticamente, todas as partes do mundo.
Lévy trabalha com o tema inteligência coletiva e é o criador da expressão “árvores do conhecimento”, nós vamos nos conter à este último assunto.
A árvore do conhecimento é um dispositivo informatizado de reconhecimento, visualização e contextualização dos diversos conhecimentos e foi criada visando o objetivo de combater a exclusão social (sonho da maioria dos excluídos socialmente), o fracasso escolar (sonho de todas as mães) e o desemprego (sonho de quase todos os desempregados).
Lévy acreditava que fomentando a troca e a produção de conhecimento, ajudaria a contornar os problemas sociais, assim, visa constituir uma rede que acompanha a ocorrência de informações/conhecimento e a conseqüente troca entre pessoas.
Quando o conhecimento é transmitido através de uma área pré-existente ele é alocado para um lugar específico de acordo com sua relevância para determinado ajuntamento de pessoas. Começa a se configurar, dessa maneira, a Árvore do Conhecimento, um esquema idealizado por Lévy.
Um exemplo de que essa ferramenta é muito utilizada, são as diversas empresas e suas respectivas equipes de RH, que não precisam gastar tempo com o trabalho mecânico de ler centenas de currículos, muitas vezes eles fazem mapas de currículos que seguem o esquema da árvore do conhecimento, onde cada “ilha” corresponde a um tema – um grupo de currículos onde as palavras destacadas aparecem com freqüência, deste modo eles podem se concentrar em atividades de maior valor agregado, como entrevistar, avalias candidatos e integrar novos contratados.
Esse sistema é o mais justo, uma vez que troca competências, reconhecimento e divulgação dos saberes, permite a expressão da diversidade de competências e de produção, não restringindo os indivíduos a uma profissão ou categoria e favorecendo o desenvolvimento pessoal continuo.

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