Ao imaginarmos o que seja Inteligência Coletiva (IC), podemos pensar em um grande cérebro que compartilha conhecimentos de muitas pessoas e que a partir disso toma suas decisões.
É uma partilha de funções cognitivas, como a memória, a percepção e o aprendizado.
A internet e os meios de comunicação interativos criam um espaço de oralidade que flui naturalmente. O chamado ciberespaço possibilita uma comunicação viva, com rápida fluidez e infinita complexidade.
Textos criados neste espaço podem ser potencialmente reconstruídos por qualquer leitor. Desta forma, qualquer um diante de uma mensagem a torna flexível, não só a lê mas se torna parte dela.
Este ambiente de interação e confronto de conhecimentos, informações e experiências formam estruturas cognitivas onde cada indivíduo influencia na sua constituição.
terça-feira, 17 de março de 2009
Inteligência coletiva
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Interessante a visão sobre Inteligencia coletiva
ResponderExcluirmuitas vezes temos uma interpretação diferente da mesma coisa e nem sempre é o que realmente pensamos mas sim o que as pessoas em geral pensa
sria o senso comum
Olá, pessoal,
ResponderExcluirvcs já têm um bom começo, espero que a aula de hoje tenha ajudado bastante. Acho que agora ficou claro que a tarefa de leitura da bibliografia é fundamental para alimentar o Blog. Continuem desenvolvendo também de acordo com o que formos discutindo nas aulas...
Naverdade, seria mais que um senso comum porque a Inteligência Coletiva se forma a partir das disussões e aperfeiçoamento dos argumentos.
ResponderExcluirÉ muito além do que uma simples idéia ou opinião
"copiada" por todos sem nenhum tipo de indagação sobre a veracidade dela.